O apostolado da misericórdia : profecia para o novo milênio

 

 

 

 Queridos irmãos e irmãs em Cristo :

 Graça e paz a vocês !

 

Antes de tudo, faço uma breve apresentação. Sou Pe. Marcial Maçaneiro SCJ (dehoniano), teólogo, professor e editor, verificador do MEC para cursos de Filosofia e Teologia no Brasil, membro do Comitê Teológico SCJ Internacional e assessor da CNBB para o diálogo ecumênico.

 

Há cerca de dois meses, fui indicado pelo cardeal Christoph Schönborn – arcebispo de Viena e presidente do Congresso Mundial da Misericórdia – para servir como delegado da CNBB no evento, contatando também os demais irmãos e irmãs da representação brasileira. Apesar dos encargos já assumidos, a CNBB confirmou minha singela colaboração. Isto porque, como dehoniano, participo de uma Congregação cujo carisma engloba as obras de misericórdia e, no curso de meu ministério de teólogo, estudei cuidadosamente o ensino dos papas Paulo VI e João Paulo II sobre o amor salvífico de Deus.

 

Com simplicidade, coloco-me ao lado de cada um e cada uma – das diversas Comunidades consagradas, de vida e de aliança – para somar fraternalmente, rumo à participação brasileira neste significativo encontro. Aproveito da ocasião para lhes enviar esta Carta Circular, tendo em anexo um artigo de estudo e oração sobre a divina misericórdia e o seu apostolado no mundo de hoje.

 

Nosso testemunho evangélico :

 

Além de favorecer um encontro colorido e internacional, o Congresso quer dinamizar nosso apostolado de misericórdia em vista do testemunho coerente do Evangelho de Jesus, neste novo milênio. Inspirado no ensinamento do Papa João Paulo II, o evento nos permitirá beber com alegria nas fontes evangélicas, onde o Messias Jesus nos convoca às obras de misericórdia para com os mais pequeninos da sociedade.

 

Estaremos em Roma, não apenas a título pessoal, mas em nome de muitos aflitos, crianças carentes, exilados, órfãos, vítimas de violência, peregrinos, idosos abandonados, moradores de rua, tóxico-dependentes e portadores de deficiência, de quem Jesus fez-nos servidores, quando disse : “Tudo o que fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes” (Mt 25,40). Infelizmente, a lista original de Mt 25,40 aumentou nas últimas décadas, solicitando de nós cristãos uma espiritualidade sólida e um apostolado criativo e eficaz. Graças a muitos esforços – sob ação do Espírito Consolador – vemos brotar, por toda parte, diferentes iniciativas : comunidades com carismas de misericórdia, ONG’s de inspiração cristã, pastorais organizadas, campanhas de fraternidade e solidariedade, além de ações localizadas e até um apostolado ecumênico voltado para o testemunho das bem-aventuranças, em muitos países.

 

Bem-aventurança, profecia e terapia :

 

A misericórdia – tão apresente nas parábolas e nos gestos de Jesus – é ao mesmo tempo bem-aventurança, profecia e terapia. Como bem-aventurança, a misericórdia aproxima o Reino de Deus das pessoas, e as pessoas do Reino de Deus. É prática que dignifica o ser humano : tanto quem a dá, quanto quem a recebe. Está repleta de gratuidade e alegria, como disse Jesus : “Felizes os misericordiosos, pois alcançarão misericórdia” (Mt 5,7). As obras de misericórdia nos fazem também profetas da justiça e da paz, superando toda fronteira de raça, credo ou ideologia. Diante da humanidade ferida e carente, somos servidores da vida e da esperança, dentro e fora da Igreja, para crentes e não-crentes, afim de que “todos tenham vida e vida em plenitude” (Jo 10,10). Jesus nos indicou o exemplo do bom samaritano (considerado herege e estrangeiro) para mostrar a todos que a misericórdia não aceita fronteiras ! Enfim, a misericórdia é também terapia : compaixão que nos move ao irmão carente, toque que regenera e cuidado que aquece. Cada obra de misericórdia é um bálsamo sobre as feridas nossas e dos outros. Por ela Deus restaura cada pessoa, recuperando ali a imagem e semelhança do Filho glorioso – nosso modelo – para que suas feições resplandeçam em nós.

 

Sua participação :

 

Você pode participar do evento, irmanando-se com outros que – a seu lado, enquanto diocese, pastoral, congregação, movimento ou comunidade – assumem o apostolado da misericórdia lá onde vivem. Ir a Roma é sempre bom, ainda mais num evento plural e variado. Contudo, o Congresso vai além do “turismo religioso” e da “curiosidade”. Trata-se de congregar cristãos motivados pelo Evangelho : de um lado, alegres pela missão recebida ; de outro, solidários com a humanidade ferida que nos pede acolhida, perdão, sustento e cura. Participe e ore, desde já, pelos bons frutos do evento.

 

Espaço para os brasileiros :

 

A Coordenação do evento reservou um espaço para os brasileiros. Além de participar das conferências proferidas no Auditório Paulo VI, teremos uma oficina na qual poderemos expor nossas pastorais, obras e comunidades. É importante que seu grupo prepare esta apresentação, ainda que breve. Algumas sugestões :

 

- CD sobre o carisma e o apostolado desenvolvido, para projetar em data-show ;

- distribuição de folder ou cartaz, com informações de seu grupo ;

- locução, acompanhada de canções, que traduzam a missão de seu grupo ;

- testemunhos

 

Na ocasião, saberemos a localização da oficina e os recursos disponíveis. Eu mesmo estarei presente, acompanhando cada passo, ajudando nos contatos e traduções para italiano, francês e espanhol, se for necessário.

 

Inscrição e hospedagem :

 

Não poderemos nos inscrever em bloco, nem garantir hospedagem coletivamente. Cada comunidade ou pastoral deverá providenciar isso, dividindo-se em grupos menores, com seus representantes. Talvez ajude um contato com comunidades já presentes em Roma, como Shalom, Caminho Novo, Obra de Maria, Focolares e Canção Nova. Há também algumas Congregações religiosas com carismas de misericórdia, que têm casas em Roma. Quem tiver nomes e e-mails, poderá passar aos demais, alimentando uma rede de contatos. Para inscrição, informem-se no site : www.worldapostoliccongressonmercy.org – Ainda há tempo para inscrever-se e prever passagem aérea.

 

Rede de contatos :

 

Passe adiante esta Carta e o anexo para estudo e oração. Se possível, envie para mim o seu nome, comunidade a qual pertence e e-mail, para estreitar nossos laços. Alerte a outros – inclusive Pastorais ou Congregações religiosas – sobre a oportunidade do evento. Eu tentarei listar a presença brasileira, apesar da imensidão e variedade da Igreja no Brasil. Se você ajudar, poderemos ter uma participação mais coesa, nos colocando em contato nesses meses que antecedem o Congresso.

 

Texto para estudo e oração :

 

Como lhes disse, segue em anexo o texto “Compaixão, misericórdia e ternura : a poética do Evangelho” (de minha autoria), para estudo e oração. Leia pessoalmente ou em grupo. Medite o que mais lhe tocou. Ore os textos bíblicos indicados. Faça um diálogo entre o texto e o carisma de seu grupo, congregação ou comunidade. Nos vemos em Roma !

 

 

Pe. Marcial Maçaneiro SCJ 

0055 – (12) 3621-2564

marcialscj chez hotmail.com

 

World Apostolic Congress on Mercy

Congresso Mondiale della Misericordia

Congresso Mundial da Misericórdia

 

Roma, 02 a 06 de abril de 2008.